Como divulgar no Pinterest do jeito certo

Pinterest Amiga Compartilha

Que o ser humano é um ser visual você já sabe, mas será que sabe usar essa fator em favor do seu blog? Através de imagens incríveis e o uso certo do Pinterest os acessos do seu blog podem aumentar em 400%, exatamente como aconteceu com o Amiga Compartilha.

PINTEREST AMIGA COMPARTILHA

Como divulgar seu blog no Pinterest

Online desde 2010, o Pinterest alcançou a marca de mais de 100 milhões de usuários ativos mensalmente, e em comparação com outras redes sociais, gera 2,5 vezes mais trafego. Milhares de marcas estão investindo nesta rede pois estão obtendo 36% mais likes e consequentemente mais vendas.

Ainda não se convenceu? Então veja esses prints com as estatísticas do Amiga Compartilha e tire suas próprias conclusões!

1 – Google Analytics – Referenciadores modelo Pizza

Pinterest Amiga Compartilha

2 – Google Analytics – Referenciadores modelo gráfico

Pinterest Amiga Compartilha

 

3 – WordPress Jetpack – Estatísticas mensais

Pinterest Amiga Compartilha

 

4 – WordPress Jetpack – Referenciador

Pinterest Amiga Compartilha

 

Na 1° imagem do Analytics vemos que 62,67%  das sessões do Amiga Compartilha vem do Pinterest. Na 2° imagem novamente do Analytics vemos a mesma coisa da primeira, só que em formato de gráfico ( o azul mais escuro é o referenciador do Pinterest). No 3° print vemos através do plugin Jetpack, o aumento geral das visualizações que ocorreram desde o primeiro mês e na ultima temos mais uma listinha, só que em formato de lista mesmo 🙂

Conseguiu perceber? Mesmo com todas as outras redes sociais que o blog tem ( Instagram, Pagina do Facebook, Grupo de Interação, Twitter e Google Plus) o Pinterest é a que traz mais retorno e trafego orgânico.

Agora que você já se convenceu e está até arrependida por não usar essa ferramenta, vem cá que vou te contar como é que eu faço…

1° passo: Crie uma conta corporativa

Ao criar uma conta ( através do Google ou Facebook) mude para conta corporativa/comercial pois ela te dará maior credibilidade, um leque de opções para configurar seus pins e a analise de desenvolvimento com todas as estatísticas possíveis.

Pinterest Amiga Compartilha Pinterest Amiga Compartilha

2° passos: Personalize sua conta com os dados do blog

Ao concluir sua conta corporativa vá em configurações e personalize todos os dados de acordo com seu blog, com nome, site, cidade, sobre a blogueira, entre outros.

Pinterest Amiga Compartilha

3°passo: Defina a identidade visual dos pins e das pastas (boards)

Através do Canva, criei uma capa para todas as pastas, deixando tudo padronizado de acordo com a identidade visual do blog, utilizei as mesmas fontes e formas geométricas utilizadas por aqui.

Pinterest Amiga Compartilha

Aprenda como criar sua Identidade Visual no site Canva.

4°passo: Crie uma pasta pra cada categoria do blog e para assuntos diversos

Eu tenho 19 pastas públicas, e quero criar mais. É interessante ter uma pasta para cada assunto, pois funciona como gavetas/nichos onde você vai pinando imagens sobre determinados temas. Lembre-se de manter sempre organizado, porque ninguém gosta de encontrar feijão em pote de sorvete não é?!

Pinterest Amiga Compartilha

5° passo: Siga pessoas do seu nicho

É muito importante seguir pessoas que você gosta e que abordam os mesmos temas que seu blog. Além de tirar ideias e inspirações, você se relacionará com gente legal. Mas não se prenda a isso, siga o que gosta e acha legal também.

6° passo: Pine MUITO

Eu, Nathália, recomendo que você pine aproximadamente 60 imagens por dia. Isso mesmo, bastante, pois é como se diz, “Quem não é visto não é lembrado”. Salve pins diversos, de outros blogs e do seu também, mas vá mesclando pra não ficar muito repetitivo.

7° passo: Crie imagens verticais e atrativas

Imagens verticais recebem muito mais cliques no Pinterest do que as horizontais, por isso abuse de imagens longas. A largura minima recomendada é de 600px e o comprimento pode ser ilimitado!

Aprenda Onde e Como encontrar imagens lindas pra usar nos seus pins.

8° passo: Utilize palavras- chaves

Pegue a mesma palavra chave utilizada no post e coloque na imagem que será pinada e também na descrição, pois é através delas que irão te encontrar por la.

9° passo: Consistência, Persistência e Paciência

Por ultimo e mais importante de todos. Tenha paciência, porque nada vem fácil. Seja consistente, mostre ao mundo que seu blog existe e o quão incrível ele é. Persista,insista e não desista porque depois de seguir todos esses passos duvido não ter resultado!

 

Deixo um desafio pra VOCÊ: Siga essas dicas por 1 SEMANA e em seguida me conte os resultados.

 

13 Comentários

  1. Nossa! Quanta coisa pra se fazer, será que consigo em uma semana gente?! Eu tenho o Pinterest, mas confesso que não sei mexer muito bem nele… E nem sabia que tinha como criar uma conta corporativa gratuitamente nele… tan tan taaaannnn! kkkkk
    Tomara que eu consiga seguir seu passo a passo! =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

  2. Oie, tudo bem?
    Até favoritei seu post aqui para seguir essas dicas
    e seguindo, volto aqui para falar como foi o resultado
    muito interessante viu e obrigada por compartilhar essa dica aqui
    acredito que vai ajudar muitas pessoas
    sucesso com seu blog
    beijinhos

  3. oii flor, estou querendo criar uma conta no pinterest faz um tempinho.. seu post me ajudou bastante!! agora já tenho uma base pra começar. Muito Obrigada♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.