Porque seu blog deve ter Calendário Editorial?

AMIGA COMPARTILHA calendário editorial

Se você  tem o desejo de fazer do seu blog sua profissão e transformá-lo em um negocio rentável e bem sucedido é importantíssimo que utilize um calendário editorial, para que consiga monitorar facilmente todas as postagens e conteúdos a serem redigidos.

Não é a falta de tempo que nos persegue, é a falta de organização!

Tuca Neves

Já ouviu essa frase? Porque é a mais pura verdade. Na maioria das vezes nosso tempo ocioso é gigantesco, mas devido a falta de organização não conseguimos fazer nem a metade do que seria ideal para aquele momento. Mas hoje vamos dar um basta nesse fator, vou te contar porque seu blog precisa ter um calendário editorial e como utilizá-lo da melhor maneira possível!

AMIGA COMPARTILHA calendário editorial

Porque ter Calendário Editorial?

  • Porque será mais fácil visualizar as postagens;
  • Porque será mais fácil se organizar com as datas;
  • Porque será mais fácil mesclar as categorias principais;
  • Porque será mais fácil manter seu blog sempre atualizado.

No post 5 coisas que todo blog deveria ter, falei sobre a importância de definir uma frequência para postagens, e para te ajudar com esse quesito vou te ajudar a criar um calendário editorial.

Pra começar deixa eu te contar o que é o tal de calendário editorial: Nada mais, nada menos do que uma agenda/planner no qual você agrupa todas os futuros posts em datas especificas.

Calendário Editorial: Como criar o seu

1° Passo: Escolha qual será o suporte ( caderno, agenda, aplicativo de celular, plugin, etc)

Eu recomendo o plugin Editorial Calendar do WordPress, porque ele aparece facilmente na dashboard do blog e você vai conseguir anotar tudo rapidamente, sem precisar de nada à mão.

2° Passo: Faça um brainstorm e guarde todas as ideias

Anote absolutamente todas as ideias de novos posts no seu calendário, não se preocupe com as datas inicialmente, pois com esse plugin é extremamente fácil arrastar as postagens para qualquer lugar.

3° Passo: Organize as postagens nas datas corretas

Agora sim é o momento para parar e organizar as datas corretamente. Defina quais serão os dias para determinadas categorias e vá separando cada post no seu devido lugar (data), aqui no Amiga Compartilha por exemplo, separo assim:

Terça-feira: categoria #HELPBLOG

Quinta-feira: categoria #HELPBLOG  e acada 15 dias a categoria DIGITAL INFLUENCERS

Sábado: categoria FREEBIES com fontes pra baixar

Domingo: posts extras da categoria PRA AMAR

Dessa forma consigo mesclar e diversificas os conteúdos e preencher todas as categorias de uma forma mais uniforme. Pois não há nada mais feio do que um blog cheio de categorias com 1 post em cada (há coisas mais feias que isso sim, mais é algo que me incomoda bastante).

Dá uma olhadinha:

Calendário Editorial Amiga Compartilha

4° Passo: Tenha um banco de dados

Pra que seu calendário editorial funcione você precisa ter algo pra colocar nele. Por isso é importante ter um banco de ideias, que nada mais é do que um lugarzinho pra anotar todas as ideias que surgir, escolha um caderninho por exemplo, algo que esteja sempre com você, porque nunca se sabe quando vai pintar uma ideia incrível. Eu tenho um caderninho bem velhinho por aqui onde anoto tudo, e logo depois de pensar sobre o que falar sobre cada assunto anotado, passo para o calendário editorial e anoto logo abaixo a ideia principal, pra não perder a essência do conteúdo.

Viu só como é simples se organizar? Desde que voltei a trabalhar estou amando utilizar esse métodos, pois esta tudo reunido em um único lugar em não há espaço pra desculpinhas.

Que tal voltar neste post daqui 7 dias e me contar como esta sendo sua nova organização? Vou amar saber!

A FANTÁSTICA FÁBRICA DE AMIGOS - NEWSLETTER

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.