5 coisas que todo blog deveria ter

AMIGA COMPARTILHA o que todo blog deveria ter
AMIGA COMPARTILHA o que todo blog deveria ter

O que TODO blog deveria ter ? Essa é uma pergunta que todo e qualquer blogueiro iniciante se faz. Até você que já tem um blog, que tal analisar e ver se tem essas coisas no seu site? É importante estar em constante mudança e aprendizado.

Seu blog é de moda? De decoração? De maternidade? De beleza feminina? De filmes de terror? Não importa qual o nicho que seu site aborda, há alguns elementos que são indispensáveis pra criação de um blog. Vem descobrir quais são eles!

AMIGA COMPARTILHA o que todo blog deveria ter

5 coisas que todo blog deveria ter

Se você já tem um blog pare e analise, e se ainda esta no processo de criação conheça o que todo blog deveria ter e porquê.

1. Identidade visual

AMIGA COMPARTILHA o que todo blog deveria ter

Recentemente li um post no site XCake e descobri que a identidade visual de um site/blog não é só o layout e o logotipo, é um conjunto do todo. É uma junção de quais fontes, paleta de cores, imagens, modelo de post, linguagem escrita, e até frequência de postagem. No XCake eles dizem que:

“Tudo, absolutamente tudo é identidade visual…”

Aqui no blog estou constantemente falando sobre a importância da identidade visual, pois eu percebo o impacto que ela tem em todos os âmbitos da blogosfera.

Posts sobre identidade visual:

Já reparou que tudo, absolutamente tudo aqui no blog segue o mesmo padrão? Depois que estudei um pouco mais afundo SEO aprendi algumas coisinhas super importantes que tenho colocado em pratica e visto bastante resultado. Por exemplo: os posts começam com uma imagem destacada em tons com fundo claro, flores e tons de rosa, já as fontes são SEMPRE as mesmas, em seguida vem a introdução onde geralmente tem de 3 a 5 linhas, e já vem a imagem principal que é aquela que será divulgada no Pinterest, logo abaixo vem o H1 e abaixo o conteúdo. Durante o desenvolvimento do assunto coloco diversos subtítulos pra quebrar a leitura e não ficar cansativo. Nada disso é por acaso, além de ser ótimo pro rankeamento do blog, é assim que quero definir a minha identidade visual.

É importante fazer um Manual da identidade visual, antes mesmo de criar seu site. Caso você já tenha um, pare e repense esses conceitos. Que tal o próximo post de #HELPBLOG ser um guia sobre o assunto? Com tudo o que você precisa e não precisa fazer nesse momento?

2. Nicho

AMIGA COMPARTILHA o que todo blog deveria ter

A Tati Souza nos ensina que não é nós que escolhemos um nicho, é ele que nos escolhe. Há inúmeros artigos ensinando como escolher o tema principal do seu blog, e muitos deles infelizmente, dizem que todo o seu conteúdo deverá ser em cima do tal nicho e pronto, mas aprendi que não funciona só assim.

Não preciso falar de um só assunto e deixar tudo o mais que gosto de lado. Mas escolher o nicho foi importante pra criar minha presença na internet e fortalecer a autoridade do blog sobre tais assuntos. Quem entra aqui no Amiga Compartilha, logo de cara descobre que o nicho é dicas para blogueiras, mas tem outros assuntos que gosto de falar, como resenhas de doramas, dicas de decoração e até meus sites preferidos. O foco principal é dar dicas para blogs, mas não excluo outros temas relevantes por aqui.

Pegue um papel e um lápis e responda as seguintes perguntas:

  • Qual assunto que você realmente ama?
  • O que você sabe que é interessante compartilhar com outras pessoas?
  • Porque você deveria ter um blog sobre determinado assunto?
  • O que faria do seu blog diferente dos demais?

Responda tudo com sinceridade e atenção, pra que o resultado seja significativo. Pode demorar um pouquinho, não se afobe que no final tudo fica mais fácil!

3. Linguagem própria

AMIGA COMPARTILHA o que todo blog deveria ter

Quando você ouve “Olá, meninas e meninos” imediatamente faz a conexão à Taci Alcolea não é? É o mesmo quando se trata da linguagem escrita. Tenha um jeitinho só seu de escrever. Converse com seus leitores como se estivesse falando cara a cara com eles.

É claro que precisará definir qual será a linguagem que usará, pode ser formal ou informal, mas crie uma forma de escrever só sua, pra que seus leitores lembre de você e do seu blog quando encontrarem um artigo seu por ai.

A tática que uso é ler em voz alta tudo o que escrevo, além de ajudar a ver onde estão os erros ortográficos, descubro como esta a linguagem utilizada e como as demais pessoas vão receber esse conteúdo. Tenta que é legal.

4. Somente categorias importantes

AMIGA COMPARTILHA o que todo blog deveria ter

Já entrou em um blog tão cheio de categorias que se sentiu meio perdido? Sem saber pra onde ir? Porque é o que acontece ao se deparar com dezenas de categorias num mesmo site. Ali em cima falei que não é porque seu blog é sobre achadinhos do Aliexpress, que você não vai poder falar sobre comida japonesa, mas não é necessário criar uma categoria pra cada conteúdo publicado.

Categorias não são iguais tags que criamos diversas pra cada artigo. Quando você for criar categorias, crie no máximo 8, sendo que elas precisem englobar tudo o que for falado no blog. Por exemplo ao invés de criar uma categoria pra blusas de manga longa e outra pra blusas de manga curta, crie uma de T-Shirts, e dentro dela separe os posts por tags. Ou subcategorias, que são pequenas categorias dentro de uma maior. Aqui no blog tem a categoria PRA AMAR e dentro dela a subcategoria FREEBIES, o mesmo acontece com a seção de NERDICES, onde dentro tem 2 subcategorias. Consegue entender como fica mais organizado e simplificado. Defina como categoria os temas que serão mais recorrentes e se precisar, coloque subcategorias dentro dela.

5. Frequência de postagem

AMIGA COMPARTILHA o que todo blog deveria ter

Seu site realmente deveria ter uma frequência de postagem.Você acompanha um canal do Youtube que tem 1 vídeo por mês? Pode até ser inscrito mais quando algum vídeo é lançado nem gasta seu tempo assistindo! O mesmo acontece na blogosfera. É preciso ter definida uma frequência de postagem e tentar ao máximo cumpri-la. A organização é crucial em qualquer momento das nossas vidas, e na blogosfera não seria diferente. Eu sei bem que nem sempre é fácil, falo por experiência própria que há dias e dias, acontecem diversas coisinhas que atrapalham essa organização, mas é ai que entra o foco e o comprometimento com seu blog e com seus leitores.

Nesse  exato momento estou passando por uma fase de adaptação à algumas mudanças que estão ocorrendo na minha vida profissional e o blog tem sofrido com isso. Mas estou tentando ao máximo manter a frequência de posts que decidi logo no início do blog. Recomendo que você faça um teste pra ver a quantidade de publicações que é melhor pra você e que conseguira mante-la, mas se possível poste 2 posts semanais, no mínimo.

 

Seu blog já tem esses elementos? Então deixe seu link nos comentários que vou amar conhecer e se ele ainda não tem deixe o link também!

AMIGA COMPARTILHA o que todo blog deveria ter

4 Comentários

  1. Olá
    Eu acho que o que mais fica confuso no meu blog é a identidade visual. Porque assim, eu uso um tipo de imagem diferente para cada coluna que o blog possui, sabe? Mas assim, dentro dessa separação, cada um segue um padrão e acredito que quem acompanha o blog consiga identificar tudo facilmente. Eu tenho meu jeitinho de falar no blog e adoro isso. Tenho uma frequência boa de posts e tento fazer tudo com antecedência para evitar imprevistos.

    Vidas em Preto e Branco

    1. Oiii Lari, bem vinda ao bloguinho <3
      Visitei seu blog e achei interessante o jeito que você o organiza! Deu pra perceber a ordem de organização que segue seus posts e achei divertido... É super importante colocar um pouquinho de você e do seu blog né, e você faz isso maravilhosamente bem. Tá lindo <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.